Fluxo Editorial

Fluxo Editorial
O periódico DERECHO Y CAMBIO SOCIAL prima pela excelência em pesquisa e, por derradeiro, das comunicações científicas, razão pela qual apresenta requisitos de qualidade cujo atendimento é necessário para adequado trâmite das submissões.

Trata-se de um processo coordenado e planejado que envolve a organização, revisão, edição e publicação de conteúdo. Os componentes do fluxo editorial da Revista Derecho y Cambio Social incluem:

1º Submissão ao periódico

Desenvolvimento de Processos de Auditagem

2º Avaliação preliminar com vistas a verificar:

a) Aderência ao escopo temático da revista;

b) Atendimento às suas normas diretoras e políticas do periódico;

c) Rastreamento de identificação autoral, de indícios de plágio e publicação simultânea.

Deadline de devolutiva quando da necessidade de realização de ajustes: até 30 dias.
3º Verificada a conformidade, os autores e autoras serão comunicados/as a respeito, sendo autorizada a realização do depósito da taxa correspondente à submissão.

Deadline da comprovação da taxa: até 5 dias.
4° Realizado o depósito, serão procedidas à designação dos avaliadores/avaliadoras (dupla cega) pela editora-chefe e o encaminhamento do artigo.

Deadline do feedback dos avaliadores: até 60 dias.
5º Análise dos pareceres com vistas verificar conformidade com as regras da revista, fundadas nos princípios de TRANSPARÊNCIA, DECISÃO EDITORIAL MOTIVADA e URBANIDADE NO TRATO.

Deadline da verificação: até 5 dias.
6º Comunicação acerca da decisão editorial e, se for o caso, orientação para atendimento às sugestões dos/as avaliadores/as.

Deadline para devolutiva aos autores/as: até 15 dias.
7º Encaminhamento aos avaliadores/as para reavaliação e validação.

Deadline para devolutiva aos autores/as: até 45 dias.
8º Comunicação do aceite e programação editorial;

9º Remessa do artigo para a equipe de revisão, cujo deadline dependerá da programação editorial.

Deadline: até 45 dias.

Tempo máximo de fluxo editorial
200 dias, admitindo-se a superação do prazo em casos de excepcionalidade, hipótese em que os/as interessados(as) serão informados(as). Os autores poderão acompanhar o fluxo do trabalho pelo nosso Canal de Atendimento ao Autor (CAA). Clique aqui

A revista DERECHO Y CAMBIO respeita rigorosamente esse fluxo, razão pela qual não garante a publicação, apenas uma avaliação justa, respeitosa, contributiva e motivada. A ideia de celeridade respeita a disponibilidade de nossos pareceristas, cujo tempo e espaço de decisão respeitamos.

Os dossiês temáticos seguem o mesmo protocolo avaliativo. Nesses casos, uma equipe é designada para assessorar o organizador ou organizadora responsável.

A publicação de dossiês temáticos demanda o encaminhamento de uma proposta, aprovada pela administração do periódico e Conselho Editorial por maioria simples.